quinta-feira, 16 de junho de 2011

Aquecimento global, um problema nosso!

Atualmente, a maior parte da energia que alimenta indústrias e move meios de transporte, vem da queima de combustíveis fósseis como: carvão e derivados do petróleo. A queima de combustíveis fósseis é um poderoso agravante do efeito estufa, já que quando carvão e petróleo são consumidos para gerar energia eles liberam gás carbônico, como a respiração dos seres vivos, mas em quantidades muito grandes que provocam um grande acumulo de gás carbônico na atmosfera tornando-a mais quente.
Nos dias de hoje, estima-se que o aumento da temperatura terrestre nos próximos 100 anos poderá ser de 1,4 C° a 5,8 °C. Estudiosos do clima, conhecidos como Climatologistas, chegaram à conclusão de que o aquecimento contínuo pode trazer sérios problemas para o futuro da Terra e, consequentemente, para humanidade como, por exemplo: o derretimento das geleiras poderá provocar o aumento do nível do mar, os animais e plantas poderão ser extintos seja devido ao aumento de temperatura ou ao aumento do nível do mar, mais da metade da floresta amazônica poderá se transformar em savana, haverá escassez de água potável, impactos na economia com perdas nos agronegócios e poderá afetar também a saúde da população com o surgimento de novas doenças.
No entanto, leitor, este cenário pode ser menos assustador do que o previsto. Para isso, devemos promover a redução do desmatamento e adoção de medidas de adaptação e reduções significativas das emissões de gases do efeito estufa. Tais ações são fundamentais para mudar o futuro do Planeta e da Humanidade.
ALGUMAS SUGESTÕES DE MEDIDAS CONTRA O AQUECIMENTO GLOBAL
* Usar carros flex e abastecê-los com álcool;
* Reduzir o máximo o consumo de carne bovina;
* Construir ciclovias nas cidades visando diminuir a circulação de automóveis;
* Estabelecer multas severas para indústrias que emitem grandes quantidades de gás carbônico na atmosfera;
* Não desmatar a floresta.
Leitor, o aquecimento global é um problema sério faça sua parte e salve o nosso planeta.
Ass.: Taís Souza de Sá Pereira - 1º Ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário